Terapia holística: ciência ou arte?
Terapia Holística: Ciência ou Arte?
A Ciência aplica a lógica formal e a Arte, atua sobre uma lógica subjetiva.
Com a Modernidade, a sociedade ocidental assumiu a Ciência como o fundamento geral de nossa orientação no mundo. Antes, nossa civilização tinha os dogmas da Igreja como a verdade inquestionável e agora, um atual estado de ditadura científica, que confundem aquilo que a Ciência não consegue explicar ou que tais coisas não possam existir.
A Terapia Holística possui sua própria lógica singular, mais para a subjetividade da Arte, do que para a objetividade da Ciência. Os Terapeutas Holísticos, com seus resultados obtidos, acabaram não entrando nos moldes da pesquisa científica “oficial”, fazendo com que sua eficácia seja questionada. Na Idade Média, nossos antecessores tinham que negar e ocultar seus conhecimentos e renunciar suas essências para não serem queimados nas fogueiras da Inquisição e, nos dias de hoje, traumatizados com o passado, renegam suas origens para fugir da Inquisição da Ciência. A Terapia Holística perdeu parte de sua identidade, abrindo mão de seu linguajar e de seus fundamentos. A maior parte das técnicas terapêuticas milenares soou ainda mais estranha aos donos da verdade oficial e foram condenadas ao invés de fogueiras, aos dogmas de laboratório. Um exemplo disso é a Terapia Tradicional Chinesa, que se perder sua alma, transformará seus praticantes em meros espetadores de agulhas e já a Fitoterapia, se perder sua “raízes”, será mais um serviçal da indústria de patentes.
Enquanto a Ciência é inconstante e temporal, a Arte é eterna. Em algum momento, a Terapia Holística será Ciência também, já que no presente é considerada com Arte.
Portanto, assumamos que a Terapia Holística é a Arte da qualidade de