Doenças transmitidas por alimentos
Sanduíches causam intoxicação alimentar em 47 policiais na Grã-Bretanha
Uma britânica de 70 anos foi condenada por fornecer sanduíches estragados a policiais, causando 47 casos graves de intoxicação alimentar.
Muriel Morris, dona da lanchonete Meal Machine, se declarou culpada das quatro acusações de falta de higiene e vai cumprir a pena de 4 meses de prisão em liberdade, além de ter de pagar os custos processuais que passam de 16 mil libras (R$ 42 mil).
A prefeitura de Birmingham, no norte da Inglaterra, disse que os sanduíches de frango e atum vendidos pela lanchonete não eram apropriados para consumo, devido à presença de Staphylococcus aureus, que causa intoxicação alimentar.
"Agentes da Vigilância Sanitária ficaram horrorizados pela falta de preocupação com a saúde dos clientes demonstrada por Morris e agiram rapidamente para fechar o estabelecimento", disse Neil Eustace, chefe do Comitê de Proteção Pública de Birmingham.
09/12/2010
Garoto morre e 23 pessoas sofrem intoxicação alimentar em Toyama
A província de Toyama informou na sexta-feira (29), que 24 pessoas que comeram num restaurante (yakiniku) situado na cidade de Tonami sofreram intoxicação alimentar. Segundo a Agência Jiji Press, um menino, com menos de 10 anos de idade morreu infectado com a bactéria escherichia coli O111. Das outras 23 pessoas, cinco estão em situação grave.
De acordo com o artigo, todos comeram carne crua (yukke) no estabelecimento entre os dias 21 e 23 de abril. O menino que morreu visitou o restaurante no dia 21 e foi internado com sintomas de vômito, diarreia, febre e sangue nas fezes. Foram detectados os sorogrupos O111 e O157 da bactéria nas 24 pessoas.
Em outro restaurante da mesma franquia, na cidade de Fukui, outro menino, da mesma faixa etária também morreu infectado pela bactéria. A empresa reconheceu que vendia carne crua como yukke, mas que ela não deveria ser consumida daquela maneira.
02/05/2011
Toddynho é recolhido