Doenças
Vale ressaltar que o conceito de doença vai variar de acordo com a sociedade, a época, os valores, a religião, a situação política, econômica e social. Portanto, o que é considerado doença vai mudar conforme os fatores citados acima. Moacyr Scliar (2007) afirma que em determinado período da história o desejo que os escravos tinham de fugir era considerado como enfermidade mental, inclusive tinha nome: drapetomania. O tratamento recomendado para os escravos que sofriam desse mal era o açoite. Viram como a definição de doença é complexa?
Houve um tempo em que se acreditou que a enfermidade era castigo de Deus pela desobediência dos homens aos Seus mandamentos. O “estar doente” denotava para todos que se havia descumprido os ensinamentos divinos e em um tempo em que a lepra era comum, lembrando que é contagiosa, confessava o contato “pecaminoso” entre humanos (SCLIAR, 2007).
Atualmente a AIDS é considerada uma pandemia responsável pela morte de 241.469 pessoas no Brasil e, segundo relatório da ONU, 34 milhões de indivíduos no mundo são portadores do vírus HIV.
Nesta seção estão disponíveis para consulta as principais doenças que assolam o ser humano, assim como, seu histórico, sintomas, maneiras de prevenção e