Doenças transmitidas por alimentos (dta)
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)
DTA são doenças causadas pelo consumo de alimentos ou bebidas contaminadas, existem mais de 250 tipos de DTA e a maioria são causadas por perigos biológicos como bactérias, vírus, parasitas e fungos.
As más condições de produção, armazenagem, processamento, manipulação e conservação dos alimentos. Associadas a desnutrição, fome e falta de saneamento, contribuem para maior ocorrência dos casos de DTA.
Os alimentos envolvidos com mais frequência nos surtos de DTA são aqueles de origem animal. Em 48% dos surtos ocorridos nos EUA, em que se identificou o veiculo, os produtos envolvidos eram carne bovina, frango, ovos, carne suína, pescados, moluscos ou produtos lácteos.
Para que uma enfermidade transmitida por alimentos ocorra, o patógeno ou sua toxina deve estar presente no alimento. Entretanto só a presença do patógeno não significa que a enfermidade ocorrerá.
Doenças transmitidas por alimentos acontecem devido à falta de higiene de utensílios, mão e equipamentos é a higienização correta.
Contaminação cruzada entre alimentos uso de alimentos contaminados, exposição prolongada dos alimentos a temperatura inadequada ou cozimento insuficiente.
A organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas morram por doenças diarreticas, muitas das quias adquiriram ao ingerir alimentos contaminados.
Estima-se que as DTAs causem, anualmente, nos EUA, aproximadamente 76 milhões de casos, 325.000 hospitalizações e 5 mil mortes.
No Brasil há registro de 665 surtos por ano, com 13 mil doentes.
Características do Microrganismo
SHIGELA. sp
• Pertence a família Enterobacteriaceae
• BGN, não esporulados, imóveis.
• Muito relacionadas com E.coli, porém as shigelas causam disenteria e não diarreia.
• Mesófilos (mas crescem entre 10 e 40°C)
• Resistem 5-6% NaCl
• Sensíveis ao calor
• Fermenta a glicose e outros carboidratos produzindo