Estilos de negociadores
Independente dos diferentes negociadores a visão de alcançar e os objetivos e metas estão em suas características principais.
É importante lembrar que as negociações devem ser feitas com pensamentos no futuro e não momentâneo, visando sempre manter as portas abertas para futuras negociações.
Para isso teremos que ter a consciência de que ambos os envolvidos possam obter benefícios para manter relacionamentos duradouros e manter as portas abertas.
Vamos conhecer alguns autores e estilos diferentes que participam de todas as negociações dentro de cada negociador.
O autor Jung segue com os modelos de estilos: Restritivos, confrontador, ardiloso e amigável. Os detalhes desses modelos são:
Restritivos: Os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme os próprios interesses.
Confrontador: O confrontador combina controle com confiança no outro. Trabalha em colaboração, o melhor estilo quando envolvem altos interesses.
Ardiloso: Para esse estilo a negociação segue sempre com base em regras e procedimentos.
Amigável: o negociador combina a consideração com a confiança independente de alcançar ou não seus objetivos, o importante é manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente. Importantíssimo em casos que a irritação está crescendo na negociação.
O autor Bergamini segue com quatro modelos e mostra o comportamento do individuo diante dos altos e baixos das negociações.
Os modelos de estilos Bergamini são: Dá e Apóia (D/A), Toma e Controla (T/C), Mantém e Conserva (M/C) e Adapta e negocia (A/N).
Dá e apóia: Segue a orientação receptiva. Apresenta alto poder de desempenho na negociação buscando sempre aprimorar sistematicamente o próprio desempenho. Podendo sempre contar com ele nos momentos mais difíceis.
Toma e Controla: Segue a orientação exploradora, age sempre de olho em atingir metas e objetivos. Em situação de queda de desempenho chama a