Doenças transmitidas por alimentos
Doenças transmitidas por alimentos(DTAS) são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. As doenças podem ser causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.Outras são causadas por envenenamento por toxinas naturais(cogumelos químicos prejudiciais que contaminam os alimentos- chumbo, agrotóxico)Surto de dta é o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam doença semelhante após ingerirem alimentos e ou água da mesma origem.Para doenças raras em caso já é considerado surto.
EPIDEMIOLOGIA DAS DTAS: Em casa ano mais de 2 milhoes de pessoas morrem por doenças diarréicas( estimativa OMS) – Vigilância epidemiológica BR: registro de surtos, no Brasil são 665 surtos por ano, 13 mil doentes. 30%da população de países industrializados, surtos em caso de botulismo, cólera febre tifóide notificação compulsória
PROGRAMA NACIONAL DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DOS ALIMENTOS:
Criado pelo dpto de alimentos da ANVISA desde 200, controle e fiscalização de amostras de produtos alimentícios expostos ao consumo, avaliação padrão sanitário por parâmetros físico químicos microbiológicos contaminantes microscopia aflatoxina aditivos entre outros. Analise de rótulos.
Após os resultados a ANVISA promovem medidas de intervenção: Encaminhamento a área competente do ministério da agricultura pecuária e abastecimento dos laudos condenatórios das categorias de alimentos cujo registro e inspeção do estabelecimento está a cargo do órgão.Elaboração de regulamentos técnicos de boas praticas de fabricação. Inspeções sanitárias nos estabelicimentos fabricantes dos alimentos que apresentaram laudos condenatórios, resoluções de interdição e apreensão de produtos com laudos condenatórios e notificação as empresas para adequação dos alimentos as legislações sanitárias.
FATORES QUE INTERFEREM NO CRESCIMENTO DE MICROORGANISMOS:
A deterioração dos alimentos pode ocorrer pelos seguintes motivos:
Reações químicas(alimento)