Técnicas de análise de investimentos
Rua José Rosolen, 171 Jardim Londres, Campinas/SP CEP: 13061-020.
UNIDADE I
Curso: Administração 4ª e 5ª série – Noturno
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Análise de Investimentos
Professor: Renato Zanfurlin Landucci
Campinas, 03 de Abril de 2013.
Introdução
Veremos a seguir, algumas definições básicas do que é um investimento e a importância dele para as organizações e para a economia das sociedades. Entenderemos também que ao elaborar um ou mais projetos de investimento financeiro, é extremamente necessário conhecer ferramentas de análise que tornarão possível fazer projeções futuras dos retornos que tais investimentos podem dar. Além de permitir que se escolha o melhor projeto, no que se refere a lucros e viabilidade.
Conceito e formas de investimentos.
A importância do investimento para as organizações.
Conceitos de investimentos
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicado. Este valor futuro deve compensar a perda de uso do recurso aplicado durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral a longo prazo).
Desta forma, investimento aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação com expectativa de lucro.
Partindo da ideia do lucro através dos juros, podemos compreender dois termos comuns em economia e finanças. O primeiro é “valor do dinheiro no tempo”, ou seja, 1.000 dólares hoje não serão iguais a 1.000 dólares no futuro. E o outro termo é “custo de oportunidade” que, a grosso modo, é o que você perderia ou ganharia se estivesse investido em outra coisa.
Tipos de Investimentos
Há vários tipos de investimentos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias:
•