Doenças sistema circulatório
HIPERTENSÃO ARTERIAL
Conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão) ou tensiômetro, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras causas. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.
ATEROSCLEROSE
É uma doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. Os ateromas são placas, compostas especialmente por lípidos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo. A aterosclerose em geral é fatal quando afecta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigênio.
ANEURISMA
O aneurisma é a dilatação de um determinado segmento do sistema circulatório. Pode afetar as artérias, o coração e, mais raramente veias. O aneurisma pode ser provocado pela aterosclerose. Quando isso acontece ele é mais comum na aorta abdominal. Alguns são provavelmente congênitos, como os cerebrais.
EMBOLIA PULMONAR
É o bloqueio da artéria pulmonar ou um de seus ramos, geralmente ocorrendo quando um trombo venoso profundo (sangue coagulado de uma veia) se desloca de seu local de formação e viaja, ou emboliza, para o fornecimento sanguíneo arterial de um dos pulmões.
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
AVC,é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito na qual o paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou