Doenças do sistema circulatório
Aterosclerose
É o acúmulo de gordura na parede das artérias, que leva à formação de placas que estreitam as artérias e impedem o fluxo sangüíneo. Quando ocorre nas artérias coronárias, impede a irrigação adequada do coração e, em casos graves, o fluxo sangüíneo para uma determinada área pode ser completamente bloqueado, causando o infarto do miocárdio (ataque cardíaco).
Colesterol
Substância que se encontra nas gorduras ou lipídeos da corrente sangüínea, necessária para reconstruir as células do corpo. De 60% a 80% do colesterol é sintetizado pelo fígado e o resto é proveniente da alimentação.
Diabetes melitus
Enfermidade crônica caracterizada pelo aumento da glicose – ou açúcar sangüíneo –, ocasionado porque o pâncreas deixa de produzir insulina suficiente (diabetes tipo I) ou quando o corpo não pode utilizar a insulina produzida pelo pâncreas, mesmo quando esta é produzida em quantidades normais ou altas (diabetes tipo II).
Doenças cardiovasculares
São doenças que afetam o coração e o sistema circulatório, as quais podem resultar em ataques do coração, apoplexia ou amputação de extremidades inferiores. Destacam-se as dislipidemias, a aterosclerose, o diabetes melitus, a angina, o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca, a doença cerebrovascular e vascular periférica.
Doença coronariana
Um termo geral, comumente empregado para descrever várias condições cardiovasculares associadas à doença arterosclerótica das artérias coronárias.
Doença vascular periférica
Transtornos dos vasos sangüíneos fora do coração e do cérebro. Em geral, afeta os vasos sangüíneos que transportam o sangue aos músculos e às pernas.
Hipertensão
Pressão arterial elevada que ocorre quando o sangue exerce força excessiva sobre a parede das artérias. Isso acontece se os vasos sangüíneos se contraem ou se muito sangue é bombeado pelo coração. As cifras normais de pressão arterial são aquelas inferiores a 130/85 mmHg. Cifras