Doenças do sistema circulatório
Aterosclerose - é uma doença que afeta a camada interna das artérias. Há depósito de colesterol e áreas de calcificação. A aterosclerose predispõe à trombose, que é a coagulação do sangue no local.
Aneurisma - O aneurisma é a dilatação de um determinado segmento do sistema circulatório. Pode afetar as artérias, o coração e, mais raramente veias. O aneurisma pode ser provocado pela aterosclerose. Quando isso acontece ele é mais comum na aorta abdominal. Alguns são provavelmente congênitos, como os cerebrais.
Embolia pulmonar - é a presença de êmbolos em vasos pulmonares. Os êmbolos nesses casos correspondem em geral a fragmentos de trombos (coágulos) que se formaram nos membros inferiores. Pode produzir infarto hemorrágico pulmonar levando à morte.
Acidente vascular cerebral (AVC) - Os AVC podem ser de dois tipos: os isquêmicos provocados por entupimento de artérias (por trombos ou êmbolos) e os hemorrágicos causados por ruptura de aneurismas ou artérias (em caso de hipertensão arterial, por exemplo).
Cardiopatia reumática - é a cardiopatia associada à infecção por estreptococos geralmente na faringe. A cardiopatia reumática pode lesar qualquer parte do coração, no entanto, os envolvimentos mais sérios ocorrem nas valvas, principalmente na mitral e aórtica e no pericárdio.
Varizes - As varizes são dilatações e alongamentos de veias. Podem ocorrer nos membros inferiores, na região anorretal (hemorróidas), esôfago (em caso de cirrose hepática e esquistossomose).
Outras sugestões: doença de chagas (cardiopatia chagásica). Embolia gasosa.