doencas do sistema circulatorio
O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto prar todo o corpo. Diversas substancias de tudo que ingerimos são distribuídas para todo o corpo pelos vasos sanguíneos.O Sistema circulatório abrange todo o corpo, e por isso mesmo está sujeito á toda sorte de substâncias (nocivas ou necessárias) e exposto á muitas doenças, como arteriosclerose, arritmia, hipertensão, etc.Muitas dessas doenças só são notadas quando seus sintomas ficam visíveis. Por isso, antes de tratar, é preciso conhecer essas doenças, e a partir desse conhecimento, buscar se prevenir.
Doenças do Sistema Circulatório
Infarto do Miocárdio
Quando o sangue passa pelo coração, ele não consegue irrigar o tecido. É para isso que serve a coronária, uma ramificação da Artéria Aorta. Ela fornece os nutrientes para as células do miocárdio, o músculo que movimenta o coração. Agora pense: e se o sangue não puder chegar até o miocárdio? Se a artéria coronária entupisse? Os nutrientes não chegariam nas células, que não poderiam produzir energia, assim parte do tecido morreria. Se o miocárdio não funciona o coração não bombeia e o sangue não chega para as células do corpo todo. É assim que acontece um infarto, causando morte súbita ou parada cardíaca.
Há vários modos de se ter um entupimento, como por exemplo: Estudos mostram que pessoas que não tomam café da tem demonstrado maior quantidade da proteína betatromboglobulina. Embora essas pessoas estejam sadias, a quantidade desta proteína se apresenta 7 vezes maior do que o normal. É perigoso pois esta proteína se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, podendo causar um infarto. Isso mostra a importância de tomar um café da manha completo todos os dias.
Arteriosclerose
Pode causar um Infarto do Miocárdio. É um acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que faz com que eles endureçam, e diminui a passagem de sangue, podendo até