Doenças do sistema circulatório
Arritmia
O que é arritmia?
Arritmia é um ritmo anormal dos batimentos cardíacos. Pode ser sentido como uma pausa temporária, muito breve, a ponto de não ser sequer percebida. Ou ainda, o coração pode bater muito lentamente ou muito rapidamente (bradicardia e taquicardia respectivamente). Arritmias podem não causar sintomas, mas às vezes podem levar a desmaios ou tonturas.
Existem dois tipos básicos de arritmias. Bradicardia é quando o coração bate a menos de 60 batimentos por minuto. Taquicardia é quando são mais de 100 batimentos por minuto.
Quais são os sinais de uma arritmia?
Frequentemente, sendo breve, a arritmia não causa sintomas. Pode ser sentida, por vezes, apenas como uma discreta palpitação, ou sensação de tremor no tórax ou pescoço. Quando a arritmia é severa ou demorada, pode impedir o coração de bombear adequadamente o sangue para o corpo, e gerar uma sensação de cansaço, fraqueza, tontura e visão turva, pois o sangue não está oxigenando corretamente o cérebro. Associado a isso pode sentir-se falta de ar, dor no peito, pontos brilhantes na visão e até perda da consciência. Arritmias graves, do tipo ventricular podem levar inclusive à morte.
Tratamento
Antes de iniciar o tratamento, é necessário que o médico saiba qual o tipo da arritmia, como começa, em que local do coração é desencadeada e se é, de fato, anormal. O eletrocardiograma é o exame frequentemente usado no diagnóstico de arritmias. Outros incluem o holter de eletrocardiograma, testes de esforço, TILT teste e estudo eletrofisiológico (exame invasivo, capaz de mapear o sistema elétrico do coração). O tratamento inclue:
· Mudança no estilo de vida;
· Tratamento de condições relacionadas tais como hipertensão arterial, doença coronária e insuficiência cardíaca;
· Uso de anticoagulantes em casos selecionados (por exemplo fibrilação atrial), para reduzir o risco de formação de coágulos no coração e risco de acidente