Doença ocupacional na construção civil
1) Um trabalhador necessita realizar uma atividade de manutenção no interior de um forno. Sabe-se que o funcionamento do forno foi interrompido para que resfriasse e que, mesmo assim, o trabalhador que realize alguma tarefa em seu interior poderá estar exposto a gases asfixiantes químicos. Mede-se a concentração de oxigênio no ambiente e verifica-se que esta encontra-se em 20,0%. A área pode ser liberada para a realização da atividade com segurança? Explique e referencie sua resposta:
2) Sabendo-se que ocorre a exposição de um trabalhador a vapores de aldeído fórmico a uma concentração média de 1 ppm, durante 8 horas de trabalho, e que, nos momentos de maior exposição, os valores de concentração atingem 1,8 ppm, determine se a atividade onde há essa exposição é insalubre ou de risco grave e iminente, baseado na NR 15. Explique e referencie a sua resposta.
3) Uma das etapas de um processo industrial consiste na desintegração mecânica de rochas, transformando-a em partículas dispersas no ar. Considerando a legislação brasileira, elabore uma conclusão acerca dos seguintes resultados de avaliações quantitativas da exposição à sílica livre cristalizada: Ocupação Exposta Método Concentração de Poeira Concentração de Sílica Livre Cristalina
Ajudante:
Poeira Respirável 3,9 mg/m³ Quantidade de sílica - 0,188 mg/m3
Poeira Total 7,12 mg/m³ Quantidade de sílica - 0,306 mg/m3
Operador de Equipamento:
Poeira Respirável 2,82 mg/m3 Quantidade de sílica - 0,110 mg/m3
Poeira Total 5,45 mg/m3 Quantidade de sílica - 0,200 mg/m3
Pergunta-se, há insalubridade na