Aluno
C O N C E I TO S
(ACADÊMICOS)
É a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar os “recursos produtivos escassos”, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, de modo a satisfazer as necessidade humana. D I V I D E - S E E M D O I S G R AN D E S G R U P O S
MACROECONOMIA MICROECONOMIA
MACROECONOMIA Estuda Grandes Agregados
Poupança
Consumo Renda Nacional
Taxa de Juros Inflação Desemprego Exportações e Importações Etc...........
MICROECONOMIA
Analisa o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade. A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
Estudam os comportamentos
Dos Mercados Dos Consumidores Da Produção Dos Fornecedores Etc.
A ECONOMIA NO VAREJO
VAREJO
É a atividade comercial no elo final da cadeia que consiste nas relações entre produtores e consumidores finais, na maioria das vezes, é no varejo que os consumidores finais adquirem as mercadorias demandadas para satisfazer suas necessidades.
A atividade varejista é de fundamental importância, tanto para as empresas produtoras como para os consumidores, uma vez que faz a ligação entre esses agentes econômicos, servindo como canal de distribuição da produção das empresas.
A atividade varejista é muito utilizada para verificar o comportamento de diferentes variáveis micro e macroeconômicas, como o nível de atividade econômica, os índices de inadimplência, os volumes de transações com os diversos meios de pagamento disponíveis na economia (cheque, cartões de crédito e papel moeda), concentração da renda, nível de emprego etc. Podemos concluir que não seria possível alcançar o crescimento e