Segurança do trabalho
Autores
Hermano Luis Pantaroto
Orientador
Paulo Jorge m Figueiredo
1. Introdução
Conhecido desde a antigüidade, o Chumbo é o quinto metal mais utilizado na indústria. Extraído de minas, e transformado por diversos processos, o chumbo é usado para diversos fins sendo que nos últimos 100 anos a produção e o consumo praticamente quadruplicaram. O Brasil é um pequeno produtor deste elemento contribuindo com cerca de 0,2 % do que se consome mundialmente. No Estado de Minas Gerais se encontram as maiores jazidas no País.
A questão da Saúde Pública é bastante relevante quando se trata do Chumbo, pois este apresenta riscos considerados graves, devido a sua gama de utilização e as influências ambientais e na saúde publica associada a sua exposição. A cadeia produtiva do chumbo e dos artefatos que contém este elemento, têm merecido atenção após a ocorrência de acidentes graves e episódios de manuseio e exposição deste material, que afetaram significativamente a saúde pública e o ambiente. Diversos tipos de acidentes ocorridos com o Chumbo atingiram populações, muitos deles com vítimas fatais, ou que carregam consigo as marcas da exposição à este elemento.
2. Objetivos
O objetivo da investigação em andamento é analisar a cadeia produtiva do chumbo, dos principais artefatos que o empregam, explicitando os fluxos materiais, os usos dos artefatos e as processos após a utilização ou descarte. Através desta abordagem pretende-se contribuir, de um lado para a substituição deste elemento por outros menos agressivos, ampliando inclusive sua disponibilidade para usos mais nobres e controlados; e de outro, para a gestão pós consumo, resguardando a sociedade de praticas inadequadas que estigmatizam o uso deste importante elemento, face às graves influências na saúde dos indivíduos.
3. Desenvolvimento
Segundo Griffin e Knelson (1975) apud Machado (2002), o chumbo é um elemento encontrado na natureza desde a formação da terra, juntamente com