Aptidao fisica
EDUCAÇÃO FÍSICA
UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL
DOCUMENTO DE APOIO
7º ANO
BREVE HISTÓRIA DA MODALIDADE
O Futsal surge no final do século XX, na década de 90, resultando de uma fusão entre o futebol de cinco e o futebol de salão. As primeiras regras apareceram no Uruguai, mas é ao Brasil que se deve a sua expansão e regulamentação.
Em Portugal, foi criada a Federação Portuguesa de Futsal em 1991. Em 1977 dá-se a fusão com o Futebol de cinco. A partir da época de 1997-1998 dá-se a integração na Federação
Portuguesa de Futebol, a qual passa a organizar os quadros competitivos do Futsal.
OBJECTIVO DO JOGO
O Andebol compreende 2 fases de jogo:
Ataque
Processo ofensivo que representa uma das fases fundamentais do jogo, sendo determinado pela posse da bola, com vista à obtenção do golo e sem cometer infracções às leis de jogo.
Os seus objectivos são manutenção da posse de bola, progressão e
/finalização.
Defesa
Processo defensivo que representa uma das fases fundamentais do jogo na qual a equipa desenvolve um conjunto de acções para recuperar a bola, com vista à realização das acções ofensivas, sem cometer infracções às leis de jogo e sem permitir que a equipa adversária obtenha golo.
O objectivo de cada equipa é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e impedir que a bola entre na sua baliza, respeitando as regras de jogo.
ELEMENTOS TÉCNICOS
PASSE
O passe é a acção de enviar a bola ao companheiro melhor posicionado ou para a zona livre mais apropriada. O passe é o acto essencial da colaboração entre os jogadores de uma mesma equipa para encontrar uma posição de remate favorável. O passe no Futsal é essencial, constituindo a base e um dos fundamentos do jogo.
Tipos de passe
PASSE COM A PARTE INTERNA DO PÉ
Componentes críticas
Tentar fazer passar a bola através de zonas vulneráveis do teu adversário directo.
Direccionar os teus apoios para o colega ou espaço