Segurança do trabalho
Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:
Prevenção de acidentes Promoção da saúde Prevenção de incêndios
Brasil
No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais são regulamentadas na forma do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Este serviço está previsto na legislação trabalhista brasileira e regulamentado pela portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978, considerando o disposto no art. 200, da consolidação das Leis do Trabalho, com redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977 do Ministério do Trabalho e Emprego, por intermédio da Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4),1 e as normas da ABNT referentes segurança no trabalho.
Entre os fatores de risco que provocam acidentes do trabalho, destacam-se:
Eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos, ferramentas manuais, contato com agentes biológicos, dentre outros.
Garantindo melhores condições de trabalho para seus colaboradores e mais produtividade para a indústria
Em uma parceria com o Sindicato da Indústria da Construção – Sinduscon/Bahia, o SESI desenvolveu serviços específicos para contribuir com a redução dos acidentes e doenças ocupacionais na indústria da construção civil baiana. Por meio desses serviços é possível reduzir os acidentes de trabalho e os riscos à saúde dos trabalhadores, contribuindo para melhores resultados na indústria.
Acidentes e doenças