Atps de fisica
Imagem de Ampère.
Nome: André Marie Ampère.
Origem: Lyon na França.
Data de Nascimento: 20 de janeiro de 1775.
Data de falecimento: 10 de junho de 1836.
Ocupação: Físico e Matemático.
Nome da Esposa: Julie Carron.
Ampére foi um Físico e Matemático nascido na cidade de Lyon na França, Nascido de uma família rica e abundante em status financeiro. Criado a base de muitos ensinamentos de seu Pai - Jean-Jacques Ampère – Que lhe ensinou sólidos conhecimentos linguísticos, seu pai o criou com uma postura autodidata (Pessoa que sem ensinamentos de professores que adquire seu próprio conhecimento sozinho). Foi professor de física, química e matemática em 1797 até 1802 e em Bourg em 1802 até 1804. E lecionou mecânica na École Polytechnique onde ficou até o fim de sua vida. Teve um papel muito importante na física, foi ele quem estabeleceu a diferença entre átomos e moléculas, anunciou sobre um novo chamado Principio de Avogadro, além de descobrir um novo acido a qual deu o nome de Fluorine, Ampère estudou também o eletromagnetismo fazendo também muitas experiências no campo eletro magnéticas. Descobriu também que estando sem a interferência de um íman sobre duas correntes elétricas, elas podem ser atrativa ou repulsiva dependo da corrente elétrica que a percorre. Descobriu o começo da telegrafia elétrica em 1822.
No campo do eletromagnetismo, a sua obra mais importante foi, "Mémoire sur la Théorie Mathématique des Phénomènes Electrodynamiques" (1826) tornou possível os ulteriores avanços de Thomson, Maxwell, Weber e Faraday no campo do eletromagnetismo.
Apesar das tragédias da sua vida pessoal (o seu pai foi guilhotinado em 1793 e a sua esposa faleceu em 1803, após um brevíssimo matrimónio), Ampère demonstrou grande empenho e dedicação. Como reconhecimento do seu valor, Napoleão nomeou-o inspetor-geral de instrução pública em 1808.
O Ampère (A) é hoje a