exatas
A construção civil é responsável por grande parte do emprego da população, e também considerada uma das mais perigosas em todo o mundo, liderando as taxas de acidentes de trabalho fatais, não-fatais e anos de vida perdidos . A principal causa ocupacional de morte na construção civil situa-se os acidentes de trabalho. Dentre outras enfermidades de risco elevado entre esses trabalhadores, encontram-se os sintomas músculo-esquelético, dermatites, intoxicações por chumbo e exposição a asbestos . As razões apontadas para a ocorrência destes problemas de saúde na construção civil são o grande número de riscos ocupacionais, como o trabalho em grandes alturas, o manejo de máquinas, equipamentos e ferramentas pérfuro-cortantes, instalações elétricas, uso de veículos automotores , posturas antiergonômicas como a elevação de objetos pesados , além de estresse devido a transitoriedade e a alta rotatividade .
E umas das soluções para diminuir esses acidentes são os equipamento de Proteção Individual conhecido como EPI, que é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Os Equipamentos de Proteção Individual além de essenciais à proteção do trabalhador, visando a manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho, podem também proporcionar a redução de custos ao empregador.
Vale ressaltar também o estudo da ergonomia que muitas pessoas não conhecem, mas os dados e conhecimentos da ergonomia podem apoiar e orientar o planejamento e a execução de medidas preventivas de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, como também reduzir o desconforto físico do trabalhador, aumentando assim a eficiência do trabalho.
ERGONOMIA
A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Isso envolve não somente oambiente físico, mas também os aspectos organizacionais de