Exatas
Teste de pH
Objetivo
Comprovar diversas maneiras de medir o pH de algumas substancias com o propósito de apontar se a substancia em analise é acida ou base.
Introdução
O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um Indicador de pH na solução em analise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína e o alaranjado de metila, outro indicador de pH muito usado em laboratório é o chamado papel de tornassol. Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma substancia é acida ou base dependendo da cor apresentada.
Para uma analise mais precisa, é usado o pH metro, ele é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo que é conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade é um eletrodo do tipo “íon seletivo”.
Materiais utilizados
6 béquer
1 pinça
1 vidro de relógio
1 pipeta
Papel de tornassol
Fita de pH pHmetro Substancias utilizada
Hidróxido de sódio (NaOH)
Ácido clorídrico (HCL)
Alaranjado de metila
Fenolftaleína
Desenvolvimento
Foram enumerados os béqueres de 1 a 6, sendo que nos números 1, 3,5, continham NaOH e nos demais HCL.
A principio, pegamos os béqueres 1,2, no nº1 foi colocado um pedaço de papel tornassol, azul, após verificar a coloração, foi feito o mesmo com o papel vermelho. No béquer nº2, os procedimentos foram exatamente como o nº1.
Nos béqueres nº3 e nº4, foi adicionado uma certa quantidade de metiloranje(alaranjado de metila), verificando e anotando o resultado,nos béqueres nº5 e n°6, o teste foi realizado com a substancia fenolftaleína, após realizados estes testes, haviam 2 pHmetros, ambos calibrados onde em cada um havia as soluções igual as dos béqueres, neste caso haviam 2 aparelhos, mas quando trabalhamos com um somente, e necessário que seja feita a limpeza dos eletrodos com cloreto de potássio e enxaguando-os com água destilada, para que não haja a contaminação de uma substancia