Exatas
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS DE GARANHUNS-FACEG
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESOR: MSc. JOÃO SALES DE SOUZA FILHO
GESSO (GIPSITA)
ALUNA:ALANA MARIA GOMES DE ALMEIDA
GARNHUNS/PE
24/052012
O gesso é um minério extraído no cotidiano, utilizado na construção civil substituindo tijolos, em paredes, divisórias, forros, decorações, etc. O maior produtor de gesso do estado de Pernambuco é a cidade de Araripina, responsável também pela maior produção de gesso do país, onde 95% do gesso produzido no Brasil saem do Polo Gesseiro do Araripe, que possui cerca de 650 empresas. Objetivos A prática tem por objetivo o teste de hidratação e classificação da gipsita e sua desnaturação.
Materiais
GESSO;
PROVETA;
PISSETA;
BASTÃO DE VIDRO;
ESPÁTULA.
Resultados Para classificarmos como gesso rápido, utilizado para a produção de placas, seu tempo de pega (I) deve ser entre 5 e 12 minutos, e seu tempo final (F) entre 15e 28 minutos. Para o gesso lento, utilizado para a produção de gesso trabalhado o tempo de pega (I) deve ser entre 13 à 24 minutos e o tempo final (F) maior que 30 minutos. TEMPO DE PEGA I = 10 MINUTOS
TEMPO FINAL
F = 24 MINUTOS E 45 SEGUNDOS
CLASSIFICAÇÃO:
GESSO RÁPIDO
Conclusão O gesso, cuja fórmula estrutural é CaSO42H2O, é de extrema importância para a engenharia civil. Trata-se de uma molécula dihidratada por possuir duas moléculas de água. Pode ser classificado como:
Gesso Rápido: preparado a uma temperatura que varia de 140°C à 160°C por um tempo de 1hora, sendo aplicado na produção de placas, paredes, divisórias, etc.
Gesso Lento: preparado em um forno a temperatura de 140°C à 160°C por um tempo de 3 horas, utilizado para a produção do gesso a ser moldado, em revestimentos decorativos, etc.
Referências
Resultados obtidos em sala de aula;
SEBRAE, O gesso de Pernambuco produtividade para todo