Exatas
2.8. Propagação de Incertezas
Para avaliação da incerteza associada a uma medida é preciso analisar as incertezas de tipo A e tipo B envolvidas no processo de medição, e, a partir delas, determinar a incerteza combinada associada à grandeza medida. Além disso, muitas grandezas físicas obtidas no laboratório são funções de muitas variáveis. Para determinar a incerteza padrão de uma grandeza que é função de várias grandezas medidas é preciso considerar as incertezas combinadas associadas a cada uma de suas variáveis. Para tanto, é preciso usar a noção de propagação de incertezas.
O sistema de Propagação de Incertezas é um meio prático para propagar incertezas em medições de laboratório, utilizando os métodos clássicos de propagação de incerteza (absoluta e estatística) para obter as incertezas de dados calculados a partir de resultados experimentais.
. Propagação de incertezas - Crítica ao resultado da medição de uma grandeza
O valor de uma grandeza poderá ser obtido diretamente (medida de um comprimento, massa, tempo, etc.) ou indiretamente (medida de aceleração, pressão, força, volume, etc.).
Nas medidas indiretas o valor da grandeza final dependerá das incertezas de cada uma das grandezas obtidas direta ou indiretamente, bem como da forma da expressão matemática utilizada para obtê-las. Exemplo: No cálculo de uma dada pressão, P = F/A , a força F e a área A apresentam incertezas que afetarão o valor final P. Examinaremos então como se obtém a incerteza do valor da grandeza que se mede indiretamente, em função das incertezas das medidas diretas.
Bibliografia:
Projeto de engenharia mecânica(7º edição artmed editora s.a. SP 953pg.)
Joseph e. shigley;Charles r.mischke;Richard g.