Analise morfológica do coração com infarto agúdo do miocárdio
Amanda Maia, Ana Renucci, César Suzuki, Jéssica Farias, Juliana Pelegrini, Pamela Milani, Rafael Arrabaça, Raphael Rodrigues
INTRODUÇÃO
“O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em uma pessoa adulta, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas. O coração humano, como o dos demais mamíferos, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios (ou aurículas) e duas inferiores, denominadas ventrículos.” (Vilela, 2007) A parede do coração é constituída de três camadas: endocárdio, uma fina camada interna do endotélio; miocárdio, camada intermédia composta de músculo cardíaco; e epicardio, membrana externa que cobre o coração. (Saramago at. al, 2005)
Infarto do miocárdio se caracteriza pelo entupimento, parcial ou total da artéria coronária que é responsável pela irrigação do tecido muscular cardíaco.
[pic]
Fig1: Anatomia do coração sadio (www.google.com.br/imagens)
JUSTIFICATIVA
O grupo achou importante discorrer sobre esse tema, uma vez que o infarto agudo do miocárdio é uma doença muito freqüente, que acomete cada vez mais pessoas, tanto idosos quanto jovens.
Um dos fatores que nos chamou atenção foi ver como os hábitos de uma pessoa podem levá-las a desenvolver problemas cardíacos como esse, podendo ser hábitos alimentares ou outros fatores do dia a dia que levam a situações de nervoso e podendo desencadear uma série de problemas.
OBJETIVO
Nosso objetivo é conhecer os danos tanto anatômicos como morfológicos de um coração com infarto.
METODOLOGIA
Usamos as seguintes palavras chaves para a busca do trabalho:
Anatomia do coração; Histologia do coração; Morfologia do coração; Miocárdio; Artérias; Infarto agudo do miocárdio; Alterações em um coração com infarto agudo do miocárdio.
DESENVOLVIMENTO
A falta de