docência no ensino superior
Começaremos identificando as origens históricas da preocupação com a inclusão
Nesta unidade você será levado a compreender os elementos históricos que levaram a sociedade brasileira debater a questão da inclusão no ensino superior.
ORIGEM DA QUESTÃO
A primeira coisa que precisamos deixar claro é que a questão da inclusão no sistema educacional pode ser subdividida em várias inclusões. Inclusão dos alunos de escola pública no ensino superior, inclusão dos afrodescendentes, dos indígenas e assim por diante.
Nesta primeira web aula, vamos nos limitar ao estudo das origens dos problemas sociais que levaram alguns setores da sociedade a defender uma política de cotas para o ingresso nas universidades públicas.
Agora, assista à vídeo aula:
Para compreendermos isso, é claro, precisamos estar conscientes da história da formação da sociedade brasileira. Não é uma tarefa fácil sintetizar a formação da identidade nacional. Muitos pensadores já escreveram sobre esse assunto. Mesmo antes de Gilberto Freyre ou Sérgio Buarque de Holanda, a questão de saber o que é ser brasileiro já estava entre as preocupações daqueles que pensavam o Brasil. Como, em nosso caso, estaremos tratando da questão das cotas, a referência mais imediata são os Estados Unidos.
É comum que nós brasileiros tenhamos uma relação de amor e ódio aos Estados Unidos. Estamos habituados a consumir a cultura estadunidense sem reflexão alguma, mas criticamos a política e a economia “imperialista” do governo norte-americano. Este fato é reforçado nas salas de aula de geografia e história onde, ainda é comum, explicar o sucesso da sociedade dos Estados Unidos e o fracasso da nossa a partir do esquema ultrapassado e maniqueísta que opõe colônia de povoamento e colônia de exploração.
Segundo esse esquema simplista, os Estados Unidos “deram certo” pois para lá se dirigiram pessoas tementes a Deus com o único objetivo de desenvolver a