Documentario a invenção da infancia
Uma criança vem ao mundo sem conhecimento de regras, papéis ou relacionamentos entre as pessoas. A socialização é um processo que decorre em função de uma de série expectativas e limitações fundamentais transmitidas para as crianças até que se torne um adulto social em pleno funcionamento. Para que esse processo seja satisfatório é necessário que os indivíduos aprendam e recriem habilidades, valores, conhecimentos, motivos e papéis adequados á sua posição em grupo ou em uma sociedade.
Segundo Goldsmith (1983) as crianças precisam aprender algo das noções sociais, morais e legais associados a diferentes comportamentos, além de adquirir noções gerais dos sistemas políticos e econômicos, adquirem também habilidades motora e intelectuais básicas.
Socialização significa aquisição de aptidões e características que possibilitem a você conviver com outros membros de nossa sociedade (GOLDSMITH, 1983), é um processo continuo, se dando desde o nascimento, até o fim da vida, nunca é completo e perfeito. A cada vez que ingressamos em um novo grupo social, nesse momento se inicia um novo processo de socialização onde aprendemos os códigos para bem atuarmos nesse grupo social.
Há debates a cerca da natureza do individuo, onde se questiona se o comportamento de uma pessoa é determinado por heranças genéticas, ou pelo meio social em que lhe são repassados experiências e aprendizados. Tais questões são de fato irrespondíveis, pois não de trata de uma coisa ou outra, mas sim da interação entre hereditariedade e ambiente social. É neste contexto que o documentário terá relevância, tentando expor as diferentes formas de socialização que o individuo pode sofrer em decorrência do meio em que vive, mostrando que não só a hereditariedade, mas o modo como se vivem ira moldar os indivíduos para de que se socializem.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
3.1 Perspectivas de socialização
A criança passa por um processo de maturação; ela cresce fisicamente, desenvolve