Resenha - a invenção da infância
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
JOINVILLE – SC
2013
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO – ACE
FACULDADE GUILHERME GUÍMBALA – FGG
CURSO DE PSICOLOGIA
Fábio Henrique Machado 1
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
Resenha
Resenha apresentada como atividade avaliativa da disciplina de Saúde Coletiva do Curso de Psicologia, da Faculdade Guilherme Guímbala.
Orientador: Professor Allan
Joinville - SC
Março de 2013
1 Acadêmico do primeiro ano do Curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guímbala - Associação Catarinense de Ensino.
RESUMO
Esta resenha apresenta a síntese do documentário “A invenção da Infância”, dirigido por Liliana Sulzbach e trata do que é ser criança no mundo contemporâneo, considerando o limiar cada vez menor entre a realidade da infância e o mundo adulto.
Palavras-chave: Infância, ser criança, assunção de responsabilidades, mundo adulto.
RESENHA – A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
“A invenção da infância” é um filme documentário, produzido no Rio Grande do Sul, Brasil, dirigido por Liliana Sulzbach. Tem duração de 26 (vinte e seis) minutos e nos mostra, dentro da realidade cotidiana de diferentes classes sociais brasileiras, crianças assumindo obrigações e responsabilidades características da vida adulta, seja através do trabalho precoce ou mediante rigorosa rotina diária de atividades físicas e intelectuais. O filme nos traz a reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo. Ser criança não significa, necessariamente, ter infância, pois cada vez mais precocemente o individuo é incorporado à condição de adulto. O documentário começa mostrando a triste realidade referente ao alto índice de mortalidade infantil, que assola parte da sociedade brasileira pertencente ás classes economicamente menos favorecidas e, em