Docencia do Ensino Superior
Qual é o papel do professor no ensino superior em pleno século XXI e a importância da formação permanente, para capacitá-lo ao exercício da docência.
São Paulo
Outubro 2014
Edson Flavio Amim
Qual é o papel do professor no ensino superior em pleno século XXI e a importância da formação permanente, para capacitá-lo ao exercício da docência.
Atividade de reflexão e percepção Individual sobre “Qual é o papel do professor no ensino superior em pleno século XXI e a importância da formação permanente, para capacitá-lo ao exercício da docência.” – Trabalho apresentado ao Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, como exigência parcial para obtenção da Pós Graduação do Curso de Docência no Ensino Superior.
Orientadora: Maria da Glória Calado
Mestre em Psicologia e doutora em educação pela Universidade de São Paulo, linha de Pesquisa Psicologia e Educação. Vinculada ao Grupo de Pesquisas Educação na Contemporaneidade
São Paulo Outubro 2014
1. INTRODUÇÃO
Em um universo globalizado, onde a tecnologia e a informação estão presentes na vida de todos os seres humanos, as relações entre professor, aluno, conteúdo e conhecimento são transformadas com velocidade vertiginosa.
Nesse contexto, Professor e aluno são chamados a interagir, uma vez que, as trocas de experiências fazem parte do processo de aprendizagem. Educador e Educando são estimulados a assimilar consciente e ativamente os conteúdos e aplicá-los de forma independente e criativa nas várias situações escolares.
2. DESENVOLVIMENTO
É imprescindível que o professor abra horizontes para novos conhecimentos, ele, precisa desenvolver e aperfeiçoar habilidades, atitudes e convicções, bem como desprender se de velhos hábitos. Mais do que um especialista em conteúdos, do conhecimento e domínio da matéria relacionado à sua área de atuação, o professor precisa ser um