Doação de órgãos - Duvidas
TIRE SUAS DÚVIDAS
1. O que é um transplante de órgãos?
É um procedimento cirúrgico que consiste no aproveitamento de alguns órgãos de uma pessoa falecida para serem utilizados em outras pessoas que estejam necessitando.
2. Quem pode ser doador?
Qualquer pessoa pode ser um doador. Porém, é essencial que os outros saibam dessa decisão. Familiares, amigos e conhecidos devem ser informados sobre essa opção. Não existe limite de idade e menores também podem ser doadores, se for essa a vontade da família. Também existe a possibilidade de doar órgãos em vida.
3. Quem pode doar em vida?
O médico deverá avaliar a história clínica da pessoas e as doenças prévias. A compatibilidade sangüínea é primordial em todos os casos. Há também testes especiais para selecionar o doador que apresenta maior chance de sucesso.
4. Quais os órgãos/tecidos que podem ser obtidos de um doador vivo?
Um dos rins, parte do fígado e parte da medula.
5. Quais órgãos/tecidos podem ser obtidos de um doador cadáver?
Córneas, rins, coração, pâncreas, pulmão, ossos, intestino, fígado músculos/tendão, pele e vasos.
6. Quem é o potencial doados cadáver?
São pacientes, assistidos em UTI com quadro de morte encefálica, ou seja, morte cerebral.
7. O que é morte encefálica?
Significa a morte da pessoa. É a interrupção definitiva e irreversível das atividades do encéfalo (cérebro e tronco cerebral), que comanda todas as atividades do corpo humano. Embora ainda haja batimentos cardíacos, a pessoa não pode respirar sem os aparelhos e o coração baterá somente por mais algumas horas. Por isso, a morte encefálica já caracteriza a morte do indivíduo.
8. Quem recebe os órgãos/tecidos doados?
Quando é reconhecido um doador efetivo, a Central de Transplantes