diversidade no projeto politico pedagógico
O Projeto político pedagógico, o PPP, é um conjunto de ações descritas através de um roteiro com a finalidade de alcançar objetivos satisfatórios à escola. È um projeto, porque reúne proposta de ação, é político, por considerar a escola um espaço de formação de cidadãos conscientes e críticos e é pedagógico porque define os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. O PPP acaba por se tornar um guia, onde deve ser consultado a cada tomada de decisão. Não são seguidas apenas por gestores e professores, mas também por funcionários, família e alunos, o que caracteriza uma educação não apenas no espaço físico da escola, realiza uma educação formal e não-formal. O PPP também está inserido nas Leis de Diretrizes e Bases ( LDB 9394/96), concedendo à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. A LDB 9394/96 também relata sobre a igualdade e diversidade definindo que a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola deve ser igual. A diferença em que se apresenta no âmbito escolar é grande, auxiliar na formação da própria identidade e perceber no outro a diversidade, é uma das atividades mais presentes no cotidiano do pedagogo.
Tem-se acentuado, nas últimas décadas, um conjunto de ações e práticas pedagógicas para promover a relação das diferenças dentro da escola, a fim de, construir uma sociedade menos desigual. Há um caminho longo a percorrer, uma meta da pedagogia.
A inclusão é a palavra-chave dessa mudança. O Objetivo deste trabalho será analisar o projeto político pedagógico de uma escola pública com relação à diversidade e a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais (NEE).
DESENVOLVIMENTO
O colégio