DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DÁFINE FERREIRA SANTOS
DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO02413000
Salinas
2014
5558790-39624000dáfine ferreira santos
DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOTrabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Etnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.
Professores: Edilaine Vagula; Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fábio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.
Salinas
2014
INTRODUÇÃO
A escola inclusiva é muito importante para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais porque as coloca em um patamar igualitário, torna-os mais evidentes na sociedade, oportunizando os direitos que lhes foram tirados por muito tempo. O ambiente escolar é para qualquer criança o espaço por natureza de interação de uns com os outros.
É nesse espaço que nos vemos motivado a estabelecer comunicação, a sentir a necessidade de se locomover, entre outras habilidades que nos fazem pertencer ao gênero humano. O Projeto Político Pedagógico da Unidade Municipal de Educação Infantil CEMEI – Branca de Neve foi construído com a participação de todos os envolvidos neste contexto educativo: direção, coordenação, professores, pais e comunidade.
Este trabalho constitui-se de uma entrevista com a Pedagoga Larissa Amante Lopes, onde a mesma juntamente com professores desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão, proporcionando o bem estar da comunidade, ensinando seus alunos a aceitar e a viver com as diferenças existentes de cada um. A escola possui somente dois alunos com necessidades especiais, um aluno do Maternal 3 possui surdez, e outra aluna do Maternal 1 possui síndrome de Down mas todos os coleguinhas o tratam com