DIVERSIDADE, INCLUSÃO E PROJETO POLITICO PEDAGOGICO.
Conforme segue na constituição federal, em seu artigo 205 diz que, “a educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” E ainda, a Constituição deixa claro, que um dos princípios do ensino será “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” (BRASIL, 1988).
Dessa maneira podemos dimensionar a tamanha importância da inclusão feita no meio educacional e como se tonar cada vez mais uma necessidade faze-la. A constituição ainda faz menção a alunos com necessidades especiais, no seguinte trecho: “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Para isso cabe a escolas e sistemas de ensino manter esforços buscando o cumprimento claro e correto do que diz a constituição nacional de 1988.
Há em muitas escolas brasileiras, projetos que buscam o incentivo a inclusão social, não apenas de alunos com algum tipo de deficiência, mas apoio também contra o racismo e o bullyng.
2 DESENVOLVIMENTO
Na escola municipal em que foi realizada a pesquisa de campo, no entanto, não possuía projeto com foco especifico na inclusão social como um todo. O pedagogo informou que os alunos recebem diariamente incentivos por parte de professores e toda a equipe pedagógica da escola, mas sem um foco especifico em determinado conflito. A escola oferece atendimento educacional especializado através de sala de recursos multifuncionais e também acompanhamento por parte de diversos profissionais auxiliando no desenvolvimento e educação dos alunos, do quais o mais importante se tratando desse tipo é de conflito é psicólogo. Que faz acompanhamento com diversos alunos e elabora atividades onde a inclusão é fortemente incentivada.
O PPP conta com uma equipe que envolve equipe gestora, equipe de professores,