PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A DIVERSIDADE E INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Projeto Político-Pedagógico e a diversidade e inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola de Educação Básica Vereador Alfredo Scottini, situado na Comunidade de Toca Grande I, na cidade de Rio Do Oeste SC destacando-se como é realizada a inclusão do aluno com necessidades especiais e como é tratado a discriminação, o preconceito e o bullying. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola e enriquecida com a entrevista feita com a Técnica Pedagógica Janaina Gesser Zick.
Tendo o educador o papel de colocar-se junto ao aluno, problematizando-o no mundo real e imaginário, contribuindo para que ele possa compreendê-lo e reinventá-lo, crescendo e aprendendo junto como aluno, tentando vivenciar, juntamente com ele seus conflitos, invenções, curiosidades e desejos, respeitando-o como um ser que pensa diferente e respeitando a sua individualidade.
1 TEMA DO ESTUDO
Na Escola de Educação Básica Vereador Alfredo Scottini o Projeto Político-Pedagógico todos os anos é atualizado. Por apresentar muitas informações relevantes, sendo uma ferramenta de planejamento e avaliação que professores e direção consultam antes de tomar qualquer decisão, ou seja, é um documento que rege a escola, seus objetivos e ações, por isso ele deve ser atualizado com frequência. Além de ser uma obrigação legal, deve traduzir à visão, os objetivos, as metas e as ações que determinam o caminho do sucesso e da autonomia a ser trilhado pela instituição escolar. Contempla a missão dada sobre aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas. Definindo a identidade