Diversiade
Diversidade há várias definições, diversidade cultural, étnica, religiosa e etc. Também há respeito sobre diferenças e igualdades, não somente eu com o outro, mas também com um grupo em geral. Está cada vez mais importante estudar a diversidade, pois não somente em nossa casa, mas também nas ruas, há diversidades, de cor, de raça, de comportamento, sexo e temos que saber como lidar com todos, não tendo discriminação com nenhuma pessoa. Em um trecho do enredo da escola de samba X-9, do carnaval de 2013 diz: "(...) No universo multicor, vi um mundo diverso encantador na trajetória da história de reinos e raças imortais segredos e marcas culturais (...)" nós mostra a grande diversidade cultural do nosso planeta. O outro nada mais é do que uma pessoa diferente de nós, podemos ter algo em comum, mas também temos diferenças em relação a ele. Temos que cada vez mais ter respeito com as pessoas, não é porque ela é diferente de você que pode a tratar mal, você também é diferente dela, o mesmo ela não pode fazer com você. Temos que ter a mente aberta, saber que o outro também é uma pessoa que tem família, amigos e tem uma vida igual a sua, normal.
Falar sobre diversidade é tentar entender variedade e convivência de ideias, características de elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situações ou ambiente. A diversidade cultural está presente em nosso dia-a-dia convida – nos a conviver com diferenças de todas as ordens, exigindo de todos a tolerância o respeito.
Mas não é fácil reconhecer e aceitar a diversidade humana tanto os homens, mulheres e os jovens são diferentes, pensam e agem de formas diferentes. Ser diferente não pode ser entendido como ser incapaz, inapto alguém sem condições nenhuma de estar entre os normais. Pouco ou quase nada é feito, o que percebemos é uma grande dificuldade em separar esse desafio que, entre outros fatores gera egoísmo individual em querer o bem a si próprio sem dar a divida importância ao bem – estar do