Rafael
Abstract— This paper has the objective to demonstrate the implementation and workings of a High Availability Cluster used in critical storage applications. The basis of the system consists in Virtual Machines to simulate high availability of resources and utilization of the operating system Windows Server 2008 R2 Datacenter Edition. Based on the obtained results an analysis is made to verify the reliability, availability and possible improvements to raise the uptime and the feasibility of using high availability clusters in the day to day tasks.
Index Terms— high availability, clusters, Windows 2008-R2.
Resumo— Este trabalho tem como objetivo demonstrar o funcionamento e a implementação de um Cluster de Alta Disponibilidade utilizado em aplicações de armazenamento critico de dados. A base do sistema implementado constitui-se de máquinas virtuais para simular a alta disponibilidade dos recursos e a utilização do sistema operacional Windows Server 2008-R2 Enterprise Edition. A partir dos resultados alcançados, é feita uma análise para verificar a confiabilidade, a disponibilidade e possíveis melhorias para aumentar o tempo de serviço e a viabilidade da utilização de cluster de alta disponibilidade em tarefas do dia-a-dia.
Palavras chave— alta disponibilidade, clusters, Windows 2008-R2.
I. INTRODUÇÃO
Hoje em dia, nos deparamos cada vez mais com a necessidade de se utilizar sistemas imunes a falhas e com a capacidade de manter suas aplicações em pleno funcionamento, durante um longo período de tempo, como é o caso de servidores de missão crítica, instituições financeiras e grandes sites de comércio eletrônico, que devido a qualquer interrupção no sistema pode representar um enorme prejuízo.
Graças aos avanços da tecnologia, foram surgindo soluções simples, altamente flexíveis e com custos mínimos em relação às opções originais. Surge assim o conceito de Cluster de Alta Disponibilidade.
Clusters são formados por um conjunto de computadores, interligados