rafael
AUTORES:
Matheus Santos Machado
Rafael Brito Gonçalves
RESUMO O conceito de MHD foi inicialmente utilizado em 1942 por Hannes Alfvén trabalho pelo qual recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1970 .
Esse conhecimento estuda as dinâmicas de fluidos condutores de eletricidade na presença de campos elétricos e magnéticos .O campo magnético hídrica,ou fluido dinamico , significa movimento. Um condutor MHD não constitui um gerador de energia completo em si, mesmo porque quando sai a corrente de gás, este deve ser comprimido, aquecido e devolvido novamente ao condutor. Para tais aplicações se necessitam de materiais que resistam a temperaturas muito elevadas. Ademais, ainda que a base teórica do condutor MHD seja bastante simples, o aparelho deve funcionar a temperaturas muito elevadas em presença de metais alcalinos, que são enormemente corrosivos, o que leva a sérios problemas de ordem prática.
Introdução
Essa área do conhecimento, em geral, é designada por “magnetohidrodinâmica” (MHD), cujo objetivo de estudo é o movimento de fluidos condutores submetidos à influência de campos eletromagnéticos. O MHD une conceitos da dinâmica dos fluidos e eletromagnetismo, isto é, a ação de campos eletromagnéticos sobre fluidos portadores de carga elétrica. .Exemplos de tais líquidos incluem plasmas , os metais líquidos e salmoura . O termo deriva do MHD magneto , ou seja, o campo magnético , hídrica , ou seja, fluido e dinâmico , o que significa movimento.
Atualmente as maiores aplicações são:
Geofísica: Estudo do núcleo do planeta que se comporta como um grande sistema magnético.
Física nuclear :Estudo dos gases ionizados para manter as reações de fusão nuclear.
Engenharia: ”Motores de propulsão magnéticos e modelagem de aeronaves de alta velocidade ou de reentrada na atmosfera (aeroespacial e naval).
A ideia da SMS é que os campos magnéticos podem induzir correntes em um fluido condutor em movimento, os