classificação angle
A classificação da maloclusão tem sido tradicionalmente uma ferramenta importante nos procedimentos de diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico.
A mais séria má relação dos planos inclinados, pode ocorrer na região dos primeiros molares inferiores. Estes dentes são os primeiros a erupcionar entre os permanentes, e o mais importante na manutenção do correto relacionamento entre os arcos mandibular e maxilar, bem como na conservação da altura vertical da dentição. Qualquer falta de relação nos planos inclinados, acarretará em um distúrbio no ajuste normal de todos os dentes de ambos os arcos e também um relacionamento anormal do arco dental mandibular e maxilar.
Algumas vezes, contudo, encontramos dentes em más posições antes deles erupcionarem suficientemente para permitir que seus planos inclinados entrem em contato. Posicionamento mesial dos molares superiores antes da erupção completa.
Isto é provavelmente causado por insuficiente crescimento da basal óssea dos maxilares. Por outro lado, entretanto, a erupção dentária pode ser desviada por uma força anormal exercida sobre eles, pela presença de reabsorção irregular das raízes dos decíduos, traumatismos ou neoplasias. Deslocamento das coroas e criptas resulta em dentes assumindo posições axiais incorretas, uma forma de maloclusão que deve ser considerada importante e que é tão frequentemente negligenciada. Moyers relata em seu livro, Handbook of Orthodontics, que um dos erros mais comuns é o de rotular cada caso isoladamente. Não se deve precipitar para categoriza-los, afinal, a classificação não é o diagnóstico. Será de bom procedimento, inicialmente, descrever o que está errado de maneira precisa e completa, se, ao final do exame o caso se encaixar dentro de um grupo utilizado, ele então poderá ser, então, denominado;
De Angle
Existem certos princípios nos quais a classificação de Angle se baseia, desta forma, Angle baseou-se nos seguintes fatores.