classe 1 de angle
No âmbito da ortodontia Edward Hartley Angle em 1899, foi o precursor da padronização da linguagem e das técnicas utilizadas neste segmento. As três classificações definidas por ele, facilitam referênciar e caracterizar uma oclusão possibilitando de uma maneira simples a comunicação e padronização entre profissionais do ramo, a comparação e análise entre as classes e a reflexão sobre o melhor tratamento para cada classificação.
Classe I, Classe II (subdividida em três partes) e Classe III , é a classificação de Angle, que define a posição de uma arcada em relação a outra no sentido anteroposterior, ou seja, de trás para a frente.
A classe I é caracterizada por um bom encaixe entre as duas arcadas, o canino superior se posiciona bem atrás do canino inferior, isso cria uma situação em que os incisivos superiores se relacionam com uma pequena diferença entre os incisivos inferiores, essa é a relação correta entre esses dentes.
Na classe II há diferença entre a arcada superior e a arcada inferior em que a superior fica mais a frente, e quando se observa a relação entre os caninos, é possível verificar que o canino superior fica bem a frente do canino inferior, isso acaba criando um degrau entre os incisivos superiores e inferiores, geralmente chamado de "over jet" e popularmente conhecido como dentuço, essa é a principal característica da classe II.
A classe III é o inverso da classe II, o prognatismo se destaca, onde a parte inferior a mandíbula, é maior que a parte superior , é possível observar que o canino superior fica muito atrás em relação ao canino inferior em casos acentuados a mordida chega a ser invertida onde os incisivos inferiores fecham a frente dos incisivos superiores.