EFEITOS DENTOESQUELÉTICOS NO TRATAMENTO DA MÁ-OCLUSÃO DE CLASSE II COM O APARELHO DE HERBST PÓS-PICO DE CRESCIMENTO
2886 palavras
12 páginas
MÁ OCLUSÃO CLASSE III DE ANGLE ASSOCIADA À MORDIDA ABERTAANTERIOR, MORDIDA CRUZADA POSTERIOR BILATERAL E ANTERIOR: RELATO
DE UM CASO CLÍNICO
Ribeiro LR¹, Zarur RO², Shinozaki EB³
Universidade do Vale do Paraíba
Faculdade de Ciências da Saúde
Avenida Shishima Hifume, 2911
Urbanova São José dos Campos-SP
Cep:12244000, email:shinozaki@uol.com.br
Resumo- Este estudo tem como objetivo apresentar e avaliar o tratamento da má oclusão de Classe III de
Angle pela terapia da protração através da máscara facial, associada à disjunção maxilar. Paciente G.M, caucasiana, gênero feminino, 12 anos com aspectos dentais e gengivais normais, apresentando boa saúde geral. Após os exames radiográficos (telerradiografia lateral e panorâmica), análises cefalométrica, de modelos (oclusão), facial e exame clínico, diagnosticou-se má oclusão classe III de Angle com comprometimento do crescimento esquelético maxilar e mandibular excessivo, mordida aberta anterior associada à mordida cruzada posterior bilateral e anterior. A terapia de escolha foi à disjunção maxilar com o aparelho disjuntor de McNamara, seguida da protração maxilar pela máscara Facial de Petit, e o controle do crescimento mandibular com a mentoneira.
Palavras-chave: Classe III de Angle, Mordida Aberta,Mordida Cruzada.
Área do Conhecimento: Odontologia
Introdução
A má oclusão de classe III de Angle pode ser definida como uma discrepância esquelética facial, caracterizada por uma posição anteriorizada da mandíbula, e ou, à um posicionamento retrusivo da maxila em relação a base do crânio, frequentemente associada a mordida cruzada
(BORTOLOZZO et al.,2002).
Na população brasileira a prevalência é de 3% de acordo com Silva Filho (1998) e na mundial segundo McNamara et al.,(1987), é de 5%.
Angle classificou esta má oclusão quando o sulco mesiovestibular do primeiro molar permante inferior encontra-se mesializado em relação á cúspide mesiovestibular do primeiro molar permante superior.
Um