tempos modernos
08/2010
Título do Documentário: Tempos Modernos
Autor: Charles Chaplin
Sinópse: O filme Tempos Modernos produzido por Charles Chaplin, começou a ser exibido em 1936 demonstra a jornada de trabalho que os trabalhadores de fabricas semelhante ao modelo fordista viviam, numa forma critica e cômica Charles Chaplim nos faz refletir sobre as desigualdades entre as classes sociais onde os pobres tinham que produzir para os ricos e sobre a forma escrava dentro do seu espaço de trabalho com intensas cargas horárias, mais de doze horas de trabalho por dia repetindo os mesmos movimentos. No filme é relatado um ataque nervoso de um trabalhador que é levado para um hospício e após algum tempo retorna a vida na sociedade.
Em paralelo, uma jovem menina que vivia com seu pai desempregado e duas irmãs pequenas, passavam por muita dificuldade e começaram a roubar alimentos para sobreviver. Infelizmente em uma manifestação seu pai é atingido e não resiste, acaba falecendo, e após a morte do pai a jovem mais as suas Irmãs são levadas para adoção, mais tarde a jovem foge.
Ao desenrolar do filme percebemos a critica ao sistema capitalista severo, nos faz refletir sobre a expansão do mercado industrial e a manifestação dos trabalhadores através de greves, lutando por melhorias para massa trabalhadora. Em meio a tantas manifestações Carlitos interpretado por Charles Chapim ator principal vai em busca de outro destino, porém, é preso diversas vezes e onde conhece a jovem e começa uma grande amizade, com grandes aventuras.
Tempos Modernos
Tempos modernos de Charles Chaplim, é o retrato da sociedade capitalista que começava a se desenhar na Europa após a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra. A busca desenfreada pelo lucro é criticada de forma iônica por um dos maiores gênios que o cinema conheceu ao longo da história.
O filme traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria