Ed. Física - ciclismo
Nesta modalidade as pistas podem ser de concreto ou madeira. As provas são: velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio, madison e keirin.
As provas são disputadas numa pista de terra com vários buracos, elevações e obstáculos. Existem as seguintes categorias: Cross Country (praticada em terreno irregular com muitas subidas e descidas), Free Ride (em pistas com muitos saltos e descidas) e Down Hill (somente descida em alta velocidade).
Existem dois tipos principais de provas: resistência (para homens são 195 km e para mulheres 70 km) e contra o relógio (os ciclistas partem de dois em dois minutos e vence quem fizer o menor tempo).
As provas ocorrem em pistas de 350 metros com diversos obstáculos. São duas modalidades: corrida (BMX Racing) e manobras (BMX Freestyle).
- As competições internacionais oficiais de ciclismo são organizadas pela UCI (Union Cycliste Internationale) com sede na cidade de Aigle (Suíça).- No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).- O primeiro campeonato mundial de cliclismo de pista ocorreu no ano de 1895.- Atualmente, as grandes potências mundiais do ciclismo são: Reino Unido, Austrália e AlemanhaDurante a prática do ciclismo é fundamental o uso do capacete, o esporte apresenta risco de cortes, torções e fraturas nas pernas e nos braços. Além do capacete, outros equipamentos utilizados no ciclismo são: farol, garrafa de água, roupas confortáveis, como as de lycra, e tênis. A prática do ciclismo, desde que feita com orientações de especialistas e acompanhamento médico,