teorias da administraçao
Disciplina: Técnica de Gestão
Professor: Gianfranco da Silva Araújo
Administração Científica
Celso Junior, Giuliana G. Tostes, Ivo Cioli Filho e Sergio Vieira1
Teoria da Administração Científica
•
•
•
•
A) Principais teóricos
B) Principais abordagens
C) Fatos importantes
D) Pensamentos e teorias ainda aplicadas na administração hoje.
Administração cientifica:
Surgiu da necessidade de solucionar alguns fatores oriundos da Revolução Industrial como: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, que gerou um aumento da complexidade da administração e a necessidade de maior planejamento e a necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficiência e competitividade, procurando obter um melhor aproveitamento dos seus recursos para poder enfrentar a competição que aumentava dia após dia que os métodos de improvisação até então usados e que não davam mais conta de lidar com enormes quantidades de recursos humanos e matérias de todos os tipos, que as empresas e os governos passaram a mobilizar. ( Teorias da administração,Ribeiro)
À medida que as sociedades foram crescendo e ficando mais complexas, a necessidade das organizações e de administradores foi ficando cada vez mais claras.
As tentativas de criação de teorias e princípios de administração são relativamente recentes. Em particular, a revolução industrial do século XIX deu origem à necessidade de uma abordagem sistemática da administração. Naquela época o desenvolvimento de novas tecnologias concentrou grandes quantidades de matérias primas e grandes números de operários nas fábricas. Os bens eram produzidos, em grande quantidade e tinham que ter uma ampla distribuição.
O fato de todos estes elementos terem que ser coordenados chamou a atenção para os problemas de administração.
PRINCIPAIS TEÓRICOS:
* ROBERT O OWER (1771-1858)
* CHARLES BABBAGE (1792-1871)
* FREDERICK W. TAYLOR (1856-1915)
* HARRINGTON EMERSON