relatorio
Objetivo:
Determinação dos tempos de início e fim de pega da pasta de cimento , por meio do aparelho de Vicat . O conhecimento do início de pega permite o dimensionamento dos trabalhos de concretagem de modo a produzir, transportar, lançar e adensar o concreto dentro do tempo correto.
Revisão Teórica:
A pega é um fenômeno artificialmente definido como o momento em que a pasta adquire consistência e se torna imprópria ao manuseio, ela compreende a evolução das propriedades mecânicas da pasta no início do processo de endurecimento (taxa de desenvolvimento da resistência), consequente do processo de hidratação. Tal conceituação se estende tanto a argamassas quanto a concretos.
O tempo de pega pode ser definido como o início de pega - momento no qual a pasta adquire consistência e se torna não trabalhável, ou seja, tempo decorrido após o contato inicial do cimento com a água de amassamento, contado até o início das reações químicas com os compostos do aglomerante caracterizado pelo aumento da viscosidade e temperatura - e o fim de pega, que é o tempo necessário para solidificar completamente, entretanto, não significa que ele tenha adquirido toda a sua resistência.
Diversos fatores podem diminuir a pega do cimento, como a finura elevada, baixo fator água/cimento, aditivos aceleradores e baixa umidade do ar, mas também podem aumentar, como baixas temperaturas e aditivos retardadores.
Material Utilizado:
Balança com capacidade mínima de 100g e resolução de 0,1g;
Misturador mecânico;
Espátula;
Molde trococônico e placa de vidro;
Aparelho de Vicat com agulha de Vicat acoplada;
Câmara úmida;
Cronômetro;
Amostra:
Pasta constituida de 1000g de cimento e 300 ml de água.
Procedimento:
Preparar a pasta com consistencia normal;
Introduzir uma quantidade da pasta no molde troncocônico colocado sobre uma placa de vidro com auxílio da espátula, regulando e alisando a superfície;
No