divers
Formados pelos Estados : Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
POPULAÇÃO: O processo de povoação da região Norte ocorreu muito lentamente, sendo que somente no séc. XIX, com o ciclo da borracha, a região ficou mais conhecida e povoada. A partir da década de 1950, a região passou a atrair migrantes nordestinos e sulistas que buscavam terras mais baratas para expandirem as áreas de plantação e pecuária.
A população atual da região Norte é caracterizada , principalmente, pela miscigenação do branco com o indígena nativo, formando o típico caboclo amazônico.
PROPOSTAS DE REGIONALIZAÇÃO DA REGIÃO NORTE.
- Proposta de regionalização que é reconhecido atualmente pelo IBGE ( POLÍTICA ) – NORDESTE, SUDESTE, SUL, CENTRO-OESTE e NORTE.
- Proposta de regionalização por aspectos geoeconômicos ( Político, social e econômico ) – NORDESTE, CENTRO-SUL e AMAZÔNIA.
- AMAZONIA INTERNACIONAL. Essa classificação leva em conta os aspectos NATURAIS comum à floresta. Assim pertencem a Amazônia Internacional todos os países da América do Sul cujo território apresenta floresta equatorial. (Bolívia, Venezuela, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.).
- AMAZÔNIA LEGAL. Corresponde a porção brasileira da Floresta amazônica.
AS PAISAGENS NATURAIS DA REGIÃO NORTE.
RELEVO: Formado por Planaltos, depressões e Planícies.
OS PLANALTOS:
- Planaltos da Amazônia Oriental:
- Planaltos e Chapadas da bacia do Parnaíba:
- Planalto e chapada dos Perecis:
- Planalto residuais Norte-Amazônicos: Lá são encontradas as maiores altitudes do Brasil, como o PICO DA NEBLINA ( 2993 metros ) . É também nessa unidade de relevo que se encontra o ponto mais extremo ao Norte do país ( oMonte Carburaí em Roraima).
- Planaltos residuais Sul-Amazônicos: Em uma parte dessa formação que está localizada a Serra dos Carajás , onde existem importantes jazidas minerais , principalmente de ferro, manganês, cobre e ouro.
AS DEPRESSÕES: As depressões