Estudo sobre a adoção de computadores pedagógicos no Brasil.
MODULO 1
INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS
A TI aplicada à educação, inclusive na formação, treinamento e reciclagem deve ser capaz de garantir a professores e alunos as ferramentas necessárias para melhorar a qualidade do conhecimento.
Este curso tem por objetivo apresentar alguns temas inovadores e muito interessantes na área!
A TI pode ser definida como o conjunto de atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações para auxiliar a tomada de decisão.
É necessário fazer uso dos recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial.
Não existe uma fórmula milagrosa - ou uma receita de bolo - que determine a melhor forma de utilizar as informações.
O universo da TI é muito amplo e ainda há vários aspectos que devem ser considerados, como segurança, disponibilidade, uso de sistemas adequados, tecnologias (qual é a melhor para a finalidade proposta), legislação vigente, entre outros.
É inegável que a tecnologia entrou, de modo definitivo, em praticamente todas as esferas da vida, alterando a forma de ser, estar, sentir e pensar o mundo. Foi frente a esse fenômeno sem precedentes que o sociólogo Manuel Castells cunhou a expressão “sociedade da informação”.
De acordo com Castells (2003), na sociedade da informação, a tecnologia é elemento central da atividade humana, que perpassa todas as dimensões do homem. Nela, a informação é um recurso de imenso valor. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em diferentes espaços e contextos é constante e percebe-se a existência de uma interação digital de pessoas e também de instituições.
Ainda quanto a este tema, o filósofo Pierre Lévy fez a seguinte afirmação:
"Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a