criterios transubjetivos
Critérios Transubjetivos
Divide-se em:
James Rachels
Filósofo
Propõe um padrão que pode ser usado para pensar sobre qualquer tipo de prática social.
Os critérios transubjetivos ultrapassam os interesses pessoais e o regionalismo ou o relativismo cultural. Através do diálogo intercultural cada sociedade pode aprender com as outras.
Princípio moral
Carta dos direitos humanos...
Tem valor aquilo em que a maioria está de acordo.
Critérios da Dignidade Humana
Critérios da Fundamentação Consensual
Critérios da Democracia
80%
15%
5%
A diversidade das culturas e dos seus valores são a expressão da originalidade e da pluralidade das identidades que caracterizam os grupos, culturas e sociedades humanas.
ATITUDES FACE À DIVERSIDADE CULTURAL (e à RELATIVIDADE AXIOLÓGICA):
1. ETNOCENTRISMO: atitude do sujeito que se limita a avaliar as outras culturas em função da sua própria cultura e dos valores desta => a sua cultura é superior; não aceita as outras; é intolerante.
2. RELATIVISMO CULTURAL: atitude que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural => toda a avaliação depende do contexto; todas as práticas e costumes são bons/ aceitáveis dentro do seu mundo; nega a existência de valores objetivos, imparciais e universais.
3. INTERCULTURALISMO: defende o respeito por todas as culturas e considera que todas as culturas têm algo de bom que pode enriquecer as outras => promoção do diálogo entre as culturas; busca de resposta a problemas universais. => MULTICULTURALISMO dentro de cada sociedade num mundo globalizado.
» O DIÁLOGO INTER-CULTURAL é uma atitude que promove a cidadania enquanto assegura e fomenta a defesa dos direitos humanos, das diferenças culturais e valores como a tolerância e a justiça.
» O que assegura o diálogo intercultural são os CRITÉRIOS* TRANSUBJETIVOS de valoração: permitem a convivência enriquecedora daquilo que é estimável em várias culturas.