diver
Identificação: M.J.S, 57 anos, sexo feminino, casada, parda, com 1º grau completo, aposentada (era baiana de acarajé), natural de Maragogipe (BA), procedente de Alto do Cabrito, cristã. Grau de informação: regular.
QP: Obstipação há 4 anos.
HMA: Informa a paciente que, desde a infância, apresenta obstipação intestinal que a deixava sem evacuar, às vezes, até 20 dias. Associada a ela, sentia-se ‘’empachada’’, com fortes dores abdominais em região peri-umbilical esquerda, em cólica, e com excesso de flatulências e eructações. Por conta própria, fazia uso de laxantes (Lactopurga) e evacuava em seguida, mas sem buscar assistência médica. Há 4 anos, após um episódio de dor abdominal intensa na região peri-umbilical esquerda acompanhada de hemorragia vaginal com eliminação de grande quantidade de sague vivo, foi levada para o Hospital Ernesto Simões, onde realizou cirurgia para Diverticulite. Desde então, a paciente permanece com obstipação, evacuando apenas mediante o uso de laxantes, que relata tomar cerca de 3 vezes por semana. Informa também que sempre que usa os laxantes sente dor em região baixa do abdome do tipo cólica, que cede com analgésicos. Refere alimentação saudável, rica em frutas e verduras, com pouca ingestão de sal e gorduras, e boa ingestão de água. Nega azia, pirose, disfagia, vômito, hematêmese, prurido anal e melena.
INTERROGATÓRIO SISTEMÁTICO
Segmento cefálico:
Cefaléia esporádica que surge após momentos de estresse e cede ao uso de analgésicos. Refere adinamia e inapetência há 8 meses.
Ap.Respiratório: Paciente refere dispnéia sem sibilância quando ‘’conversa muito ou canta’’ e em situações de estresse, que vem associada a leve dor torácica, em aperto, difusa na face anterior do tórax, que cede ao acalmar-se. Nega tosse, expectoração e hemoptise.
Ap. cardiovascular: palpitações esporádicas em repouso.
Ap. Gênito-Urinário: poliúria (ritmo urinário de cerca de 10 vezes/dia com volume médio), enurese noturna e perda da libido