Distrofia De Duchenne
A DMD é uma doença degenerativa que afeta principalmente crianças do sexo masculino sua incidência é de 1 entre 3. 600 meninos nascidos vivos. E se manifesta na infância causando um atraso motor e seu desenvolvimento, a doença acontece devido á uma deficiência genética aonde é afetado o cromossomo x, que produz uma mutação do gene que codifica a enzima distrofina, que é uma proteína essencial para os músculos, que também é responsável pela manutenção da estrutura das células.
O diagnóstico da DMD é feito pelo quadro clínico, exame de sangue e biópsia muscular, a doença se desenvolve rapidamente acometendo que as crianças deixem de andar entre 9 e 13 anos de idade, e tem uma estimativa de vida até 20 anos de vida, porem, a ventilação não invasiva com respirador tipo BIPAP melhorou a qualidade de vida dos pacientes e sua longevidade. seus sintomas muitas da vezes visíveis mostra que a criança não consegue correr, saltar, caminhar normalmente ou até mesmo subir escadas se torna um desafio.
A DMD não possui cura, mais são utilizados meios para que haja o retardamento da doença, o tratamento a base de remédios está a averiguar-se a administração de um medicamento corticosteróide, que poderá melhorar temporariamente a debilidade muscular, tal como, a terapia genética, que facilitaria também a produção da distrofina por parte dos músculos, na qual está a base da doença. E o tratamento fisioterapêutico tem como objetivo maior retardar a incapacidade de andar e a dependência de cadeiras de rodas, além de prevenir deformidades e complicações respiratórias. Visando o bem-estar do paciente é aconselhado as aulas de hidroterapia e fisioterapia respiratória sendo que a hidro melhora nas dores e facilita alguns movimentos, e realizada em