Novos modelos das organizações
Segundo LORENZO,
“... os novos modelos que surgiram, retratam organizações cujo funcionamento depende mais das pessoas do que das regras impessoais do tipo ideal de Weber.”
Existem vários modelos e teorias da Administração que deixam livres os administradores para escolher o modelo de gestão apropriado a cada situação.
Neste texto vamos estudar os principais enfoques e autores dos novos modelos de organização. Imagens das organizações ( MINTZBERG,HANDY,MORGAM), Aprendizado organizacional (ARGYRIS,CYERT E MARCH,SENGE.)
Falaremos a seguir de cada autor separadamente.
AS ORGANIZAÇÕES SEGUNDO MINTZBERG
Para Mintzberg existem sete tipos de organização, cada um deles é caracterizado pelas partes que são mais importantes na organização.A existência de uma parte mais importante e uma estrutura variam de acordo com cada caso e condição e que cada gerente deve conhecer a fundo a configuração da sua organização para garantir um funcionamento eficaz. Uma organização pode apresentar mais de uma configuração ao mesmo tempo.
Primeiro modelo: Organização Empresarial
Este tipo de organização é baseado na centralização é fundamental a figura do empreendedor ou do executivo onde são centralizadas as decisões, junto com os diretores que formam a cúpula estratégica. Este modelo é utilizado principalmente em pequenas e médias empresas pois geralmente são dirigidas pelos fundadores com paternalismo relevante dentro da organização, a quantidade de profissionais especialistas é mínima bem como a hierarquia.
Segundo modelo: Organização máquina
As atividades dentro deste tipo de organização tem caráter repetitivo, favorecem a uniformidade e a padronização. Este método é utilizado por grandes empresas