Dissoluçao
I – RESULTADOS E DISCUSSÃO
Solvente/soluto
Sacarose
CuSO4.5H2O
Ác.Oxálico
Naftaleno
Glicerina
Água
+ + + - +
Etanol
- - + + +
Heptano
- - - + -
- A sacarose se dissolve bem em água por ser polar, tal como a água, e porque suas hidroxilas são solvatadas por ela através de ligações de hidrogênio. Em etanol não se dissolve muito bem já que a mólecula do álcool é predominante apolar devido a sua cadeia carbônica. O heptano é uma molécula completamente apolar e por isso a dissolução da sacarose é desprezível.
- O CuSO4.5H2O dissolve-se em água por ser um composto iônico formando em água um íon complexo (Cu(H2O)6)2+. A carga parcial do etanol é insuficiente para quebrar a rede cristalina do sal, tornando-o pouco solúvel. O mesmo ocorre com o heptano.
- O ácido oxálico dissolve-se bem em água e até melhor em etanol por, além de haver ligação de hidrogênio, há também interações dipolo-dipolo induzido. Em heptano a dissolução não ocorre porque esta é uma molécula apolar.
- Naftaleno é uma molécula apolar e por isso não se dissolve bem em água, mas razoavelmente bem em etanol e bem em heptano que tem estrutura apolar.
- Glicerina se dissolve bem em água e etanol por causa de suas hidroxilas que formam ligações de hidrogênio, mas particularmente melhor em água devido ao efeito estérico que a cadeia carbônica cria, de forma que moléculas menores sofrem menos impedimento. O heptano é uma molécula apolar e por isso não dissolve a glicerina.
II – CONCLUSÃO
Identificamos três fatores principais que determinaram a dissolução ou não dos solutos: forças intramoleculares que determinam a polaridade da molécula e geram regiões de carga parcial (exemplo: no ácido oxálico a carboxila libera um próton),