Dissolução
Dissolução é um ato de misturar um soluto em um solvente. Ela é fracionada e também é empregada para separar uma mistura de sólidos, que um é soluvel e outro não. É uma mistura de hidróxido de potássio e carbonato de cálcio. O hidróxido é bastante soluvel em água, ao adicionar a substância em água ele se dissolve, o que não ocorre com o carbono.
Durante o processo de dissolução, as partículas do soluto estabelecem interacções com as moléculas de solvente;
A dissolução de uma substância pode ser descrita em tres passos:
1. separação das partículas de solução;
2. afastamento das partículas de solvente para formar espaços que serão ocupados pelas moléculas de soluto;
3. estabelecimento de interacções entre as partículas de soluto e solvente para formar a solução.
Temos vários tipos de dissolução:
DISSOLUÇÃO ENDOTÉRMICA: ela ocorre quando a energia absorvida para separar as partículas do soluto, for maior que a energia liberada na sua solvatação.
A dissolução de cloreto de cálcio na água resfria o recipiente da dissolução, logo forma um processo de dissolução endotérmico.
DISSOLUÇÃO EXOTÉRMICA: Ela ocorre quando a energia absorvida para separardas partículas do soluto, for menor que a energia liberada na sua solvatação.
A dissolução de hidróxido de sódio na água aquece o recipiente da dissolução, logo forma um processo de dissolução exotérmico.
DISSOLUÇÃO FRACIONADA: É um método de processo para separar misturas heterogênias de dois sólidos, ou mais.
Temos como exemplo:
Uma mistura de sal mais areia e a ela adicionamos água aonde somente o sal irá se dissolver. Portanto, temos solução salina mais areia, uma mistura ou sistema heterogêneo, na qual em seguida será feita a filtração sendo a areia retida no papel de filtro. O filtrado, no caso a solução salina, passará por processo de evaporação ou destilação simples, isto é, a água líquida passará para o estado gasoso e o sal permanece no fundo do balão de destilação ou outro recipiente.